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Atualizada em 14 de janeiro de 2025
Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados e das normas específicas aplicadas ao tratamento de dados pelas serventias extrajudiciais (Art. 5º, LXXIX, CF/88 e Lei nº 6.015/73, Provimento Nº 149 do CNJ e Provimento Conjunto CGJ/CCI/TJBA Nº 15/2023), pública-se esta Política de Privacidade que conduzirá todo o tratamento de dados praticado pelo Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos, Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Ilhéus (RITDPJ-Ilhéus).
Tendo em vista o regime de delegação decorrente do disposto no art. 236 da Constituição Federal, as serventias extrajudiciais atuam em regime híbrido de tratamento de dados pessoais, pois exercem privativamente uma função pública.
Enquanto a atividade fim dos Ofícios, qual seja, o serviço registral imobiliário, está sujeita ao regime público previsto no art. 23, §4º da LGPD, as atividades administrativas e financeiras são explicitamente privadas. Desta forma, o Ofício de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos, Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Ilhéus se relaciona com diversos tipos de usuários por diferentes plataformas e em múltiplas circunstâncias, que podem ensejar o tratamento de dados pessoais, quais sejam:
Em razão do previsto no art. 41, §1º da LGPD, os Ofícios de Registro de Imóveis de Ilhéus tornam pública a identidade do Encarregado responsável pela comunicação desta serventia com os titulares referente a pedidos e esclarecimentos concernentes aos direitos e deveres previstos nesta Política:
O contato também poderá ser realizado por meio do Canal de Atendimento ao Titular de Dados Pessoais integrado a plataforma do Registro de Imóveis do Brasil através do Link: https://www.registrodeimoveis.org.br/lgpd.
Titulares de dados pessoais tratados em procedimentos diversos não contemplados nesta Política poderão entrar em contato com o Encarregado para buscar mais informações sobre o tratamento realizado, em prestígio ao princípio da autodeterminação informativa.
Dado Pessoal
Dado Pessoal Sensível
Dado Anonimizado
Banco de Dados
Titular
Controlador
Co-controlador
Operador
Dado Pseudoanonimizado
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Encarregado
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, tratamento é: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
O tratamento de dados pessoais dispensado por essa serventia respeita os princípios trazidos pela LGPD dispostos abaixo:
Finalidade
Adequação
Necessidade
Livre Acesso
Qualidade dos Dados
Transparência
Segurança
Prevenção
Não Discriminação
Responsabilização e Prestação de Contas
DAS BASES LEGAIS PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A LGPD traz em seu corpo uma série de fundamentos legais para o tratamento de dados pessoais. No que interessa às atividades realizadas pela serventia, legitimam o tratamento de dados:
A atividade fim desta Serventia é conferir autenticidade aos direitos reais junto ao fólio real através das informações tornadas públicas pelo titular (art. 1º da Lei 6.015/73 c/c Art. 7º, II da Lei 13.709/18).
Portanto, a base legal que fundamenta o tratamento dado neste Ofício é o cumprimento de obrigação legal, disposto no art. 7º, II e art. 23, caput e §4º da LGPD.
Poderá ser realizado tratamento de dados pessoais diverso dos explicitados, contudo, fundamentado em uma ou mais hipóteses dentre as elencadas acima, sendo a finalidade explicitada ao titular.
O tratamento realizado com base no legítimo interesse poderá se dar sem o consentimento do titular para o atendimento de finalidades legítimas, consideradas a partir das situações concretas que incluem, mas não se limitam a:
Dentre os interesses legítimos para a realização de tratamento de dados desta Serventia, encontram-se os de:
Dados Públicos de Registro
Dados de Identificação e Comunicação
Dados Administrativo/Financeiros e de Pagamentos
Dados dos Colaboradores e Funcionários
Dados de Identificação em Meio digital
O RITDPJ de Ilhéus manifesta o seu total comprometimento com o Provimento 134 do CNJ, que dispõe sobre as obrigações inerentes aos cartórios extrajudiciais para com o tratamento de dados pessoais dispensado pelas Serventias, tendo adotado as seguintes ações no âmbito da adequação a LGPD:
DOS DIREITOS DO TITULAR
A Lei Geral de Proteção de Dados, com escopo em instrumentalizar o princípio da autodeterminação informativa, dispõe em seu art. 18 os direitos do titular de dados e quais são as informações que o titular poderá obter do controlador, mediante requisição. Contudo, considerando o tratamento com a finalidade de cumprimento de obrigação legal dispensado pelas serventias extrajudiciais, alguns dos direitos contidos no dispositivo legal não poderão ser exercidos, restando o acatamento de:
DA ELIMINAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
A LGPD, a Lei de Registros Públicos e o Provimento 149 do CNJ preveem que algumas informações precisam ser sempre públicas. Por isso, as informações só serão eliminadas em função de algumas das finalidades discriminadas nesta política. Os dados coletados por esta serventia serão excluídos nas seguintes situações:
DO COMPARTILHAMENTO DE DADOS
Com fundamento no art. 26 da LGPD, o compartilhamento de dados pessoais com órgãos da administração pública só poderá ocorrer mediante uma finalidade, seja para implantação de políticas públicas, seja para cumprimento de obrigação legal. Portanto, dados do Registro Público de Imóveis, apenas serão compartilhados em cumprimento a obrigações legais ou normativas ou, quando forem adotados medidas de anonimização que não permitam a identificação do titular do dado pessoal.
No cumprimento de sua atividade-fim, a serventia tem a obrigação de verificar a existência de suspeição e comunicar aos órgãos de controle, caso seja identificado. Neste diapasão, a serventia compartilha dados, fundamentado no provimento 149 do CNJ, com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e com a Declaração de Operações Imobiliárias (DOI).
Quando a serventia recebe dados por meio de solicitações trazidas por meio do Serviço Eletônico de Registros Públicos (SERP), a Central de Registros de Imóveis do Brasil atua como co-controlador, servindo de ponte para recebimento e compartilhamento de dados, viabilizando a prestação de serviços, assim como a instituição fornecedora de serviços webmail, Locaweb, por onde são recebidos e enviados documentos diariamente.
DA TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS
O art. 33 da LGPD e os seus incisos dispõem sobre o compartilhamento de dados com organismos estrangeiros de forma taxativa. Tendo em vista as hipóteses trazidas pela Lei, esta serventia poderá compartilhar dados pessoais, além das demais situações tratadas tratadas no artigo, quando da cooperação jurídica em investigações criminais ou pelo cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo Controlador.
DA POLÍTICA DE COOKIES
A serventia presta seus serviços na web por meio da plataforma de criação de sites disponibilizada pelo Provedor de Aplicação Locaweb. A política de cookies utilizada na plataforma segue disposta no site https://www.locaweb.com.br/politicas/#politica-de-cookies.
DA ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Esta política de privacidade pode ser atualizada a qualquer tempo. Por isso, adverte-se a necessidade de observar a sua data de atualização.
Caso ainda existam dúvidas acerca do tratamento de dados dispensados pela serventia, favor, entrar em contato pelo e-mail lgpd@1registrodeimoveisilheus.com.br, ou pelo contato (73) 3223-6682 ou, ainda, pelo nosso Balcão Virtual: (https://join.skype.com/invite/sovT4KLp7Lv7) para tratar com o Encarregado Interno Alan Figueiredo.